Parceria entre Prefeitura e Lions auxilia Hemocentro de Uberaba

Durante campanha realizada no sábado 19 de fevereiro, 95 bolsas de sangue foram coletadas; número de voluntários superou expectativa - 157 senhas distribuídas

Foto: Marcos Antônio Silva

A Campanha de Doação de Sangue em Iturama, realizada no sábado 19 de fevereiro, no Ambulatório Municipal do Hospital do Povo, teve balanço positivo, de acordo com os organizadores, com a coleta de 95 bolsas e a distribuição de 157 senhas – registro de trinta e sete interessados a mais do que o previsto.

Após triagem minuciosa, todo o material coletado foi encaminhado à Regional do Hemocentro de Uberaba, unidade que atende pacientes do município.

A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Iturama, Hemocentro - Regional de Uberaba -, Lions Clube e Unimed. Definiu-se a segunda quinzena para a realização da campanha pela proximidade do Carnaval 2011 (8 de março), período em que aumenta a demanda por transfusões de sangue e cai o número de doadores.

“A campanha foi positiva porque atendeu nossas expectativas e já planejamos outra para 2012, novamente em parceria com a Prefeitura de Iturama. Sem a integração com a Secretaria Municipal de Saúde não conseguiríamos realizar a ação. Além de toda a estrutura, o Hemocentro exige a parceria de órgãos oficiais. O auxílio à comunidade é muito importante e para isso agendamos outras parceria com a Prefeitura”, ressalta o presidente do Lions Clube Iturama, Domingos Ribeiro.

Para o secretário municipal de Saúde de Iturama, Juliano Gonçalves Dantas, um dos doares de sangue no último sábado, as parcerias que resultam em benefícios para a comunidade estão entre as prioridades do governo municipal. “Semelhante à ação que realizamos no último sábado, promovemos em outubro do ano passado, também em parceria com o Lions, o Mutirão da Saúde, quando realizamos testes de glicemia e acuidade visual, aferição de pressão arterial e cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea), tudo de graça”, finalizou o secretário.

Elizandra Manfrim Magossi