Sabendo da grande importância de um ensino de qualidade para os alunos, é necessário que os profissionais da educação tenham ousadia, criatividade e disponibilidade o suficiente para estar sempre inovando sua prática e adequando seus métodos conforme a necessidade e capacidade de sua turma.
Assim procedendo, conseqüentemente haverá maior satisfação dos objetivos almejados para ambas as partes envolvidas. A Escola Municipal Santa Rosa é uma instituição que tem como objetivo proporcionar estratégias que favoreça o desenvolvimento integral de sua clientela.
Isso é reafirmado perante o consenso de que, a escola em questão, não está preocupada apenas com os índices estatísticos que felizmente mostram os resultados positivos por meio das conclusões do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros instrumentos de sondagens e medições do ensino e da aprendizagem, mas preocupa-se também com a qualidade desse processo.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador de qualidade da educação, calculado com base nos dados de aprovação escolar e nos resultados de dois exames: A Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas no ano de 2009 aos alunos dos 5.º e 9.º anos.
Se tratando da Escola Santa Rosa, a meta proposta para o ano de 2009 seria de 4.8, e felizmente a escola conseguiu nota 6.8, portanto, atingindo a meta que seria proposta para o ano de 2021.
Não se esquecendo de citar e agradecer os investimentos na área da educação feitos pela Administração Municipal, os quais fazem com que Iturama obtenha resultados positivos a cada dia e sirva de incentivos para não deixar cair o bom nome que vem recebendo a educação municipal de nossa cidade.
Ainda referindo ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mais precisamente dos resultados obtidos pelos componentes da Escola Santa Rosa, isto é, do esforço de educandos e educadores, enfim, todos os envolvidos no processo estão de certa forma sentindo muito orgulho em fazer parte de uma equipe que vence barreiras e alcança resultados.
Nesse sentido a escola conta com uma equipe, a qual possui profissionais totalmente envolvidos na busca de incentivos, motivações e facilidades tanto para a prática quanto para a transmissão de conteúdos teóricos.
Na tentativa de comprovar as afirmações acima, algumas exemplificações de metodologias efetuadas serão apresentadas a seguir, lembrando que a escola procura cumprir também os currículos nacionais, ou seja, aqueles de base comum e tradicionais, mas jamais se esquecendo de dar aos mesmos certos teores de ludicidade para que aguce a curiosidade dos alunos em aprender e faça com que os mesmos tenham prazer em efetivar as tarefas consideradas maçantes e cansativas.
Lembrando ainda que, a escola procura trabalhar com Plataforma Freire - Professores podem se inscrever até o dia 30projetos, nos quais, se tem objetivos previamente definidos para que assim os componentes tenham uma visão mais ampla do que se almeja.
Nesta reportagem o foco principal é a alfabetização, 1º ano do Ensino Fundamental, fase em que os alunos estão ainda se consolidando com os conhecimentos alfabéticos e dominando a leitura de palavras simples, frases e pequenos textos.
Nas fotos abaixo, mostramos o trabalho com produções textuais na forma oral com sistematização feita pela professora, num processo lúdico por meio da utilização de gravuras para servir de inspiração as crianças.
Visando melhor compreensão quanto às formas e fonemas das letras, as professoras sempre proporcionam um contato direto com diferentes formas e cores de alfabetos móveis para que as crianças manipulem e explorem suas utilizações e significados na formação de palavras.
A escola procura sempre trabalhar em equipe, pois a força da coletividade faz com que os conteúdos sejam consolidados mais rapidamente, ou ainda facilitados diante da diversidade de estratégias utilizadas pelos diferentes educadores.
Nos exemplos acima se percebe que a escola conta com o apoio também das aulas diversificadas e dos professores de biblioteca, os quais num processo interdisciplinar abordam os conteúdos ou projetos apresentados pela professora regente.
Os educadores procuram registrar de diferentes maneiras seu processo de atuação bem como as atividades e progressos dos alunos, para que assim possam servir de indicadores ao precisar de um diagnóstico no futuro sobre a vida escolar do aluno nas diferentes fases.
È importante frisar que, sabendo da importância do ato de avaliar em qualquer aspecto ou ação humana, no processo educacional não são diferentes, então os educadores estão constantemente observando, registrando e avaliando os diferentes níveis alcançados por cada aluno. Seja na produção oral, escrita, na representação ou na criação, por isso se valorizam muito os aspectos literários como elementos beneficiadores da expressão das crianças.
Nas fotos abaixo se percebe o quanto a criança gosta da dramatização e do reconto, sem contar que por se tratar de uma fase que predomina o brincar e a inocência do faz de conta, tudo para as crianças parecem real e produz incentivos para imitações e novas criações.
Assim sendo, todas as datas comemorativas são homenageadas para que o aluno tenha uma elevação de atitudes positiva e também maior aquisição do direito de cidadania.
Então periodicamente e conforme a data ou o tema gerador a equipe utiliza-se de criatividade e disponibilidade para a montagem dos murais conforme os exemplos abaixo.
Pode até parecer uma tarefa árdua, mais é gratificante perceber a satisfação de uma criança ao decifrar o código alfabético e conseguir com seus próprios méritos descobrir o significado de uma palavra escrita por menor e mais simples que seja.
É neste sentido que a família Santa Rosa, une sentimentos à equipe de trabalho; o relacionamento vai além de meros colegas de serviço ou simplesmente educandos e educadores, e sim somos um só corpo, cada qual dando sua parcela de contribuição para chegar ao tamanho do sucesso em 2010.