Iturama tem redução de 92% no número de casos de dengue

Numero de casos de dengueNúmero de casos confirmados de dengue em Iturama foram reduzidos em 92%.


De janeiro a março do ano de 2016 foram confirmados 130 casos de dengue pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No mesmo período em 2017, a Secretaria informou que foram confirmados 10 casos de dengue. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade possui risco médio da doença. A Vigilância em Saúde do município continua o trabalho de combate e prevenção aos focos do mosquito nas residências.


Para conter os índices de casos de dengue o município cumpre o Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD), do Ministério da Saúde. “O trabalho é contínuo durante todo ano em cumprimento a essas regras estabelecidas. Visitamos residências, informamos os moradores e eliminamos os criadouros do mosquito”, disse Samir Bento, coordenador da Vigilância em Saúde.


Em uma dessas medidas do PNCD está o resultado do LIRAa. O município possui 1,8% de infestação, o que significa risco médio. De acordo com Samir, para que a situação permaneça como está o trabalho também precisa do apoio da população. “Além das ações do município, todos os cidadãos precisam nos ajudar. Evitar quaisquer recipientes que possam acumular água e manter sempre o quintal limpo”, afirmou.


Quando um paciente for diagnosticado com um caso de dengue, ele deve procurar auxílio médico. Após isso, também deve realizar o exame de confirmação, que é feito na Unidade Básica de Saúde Tiradentes. A partir desse procedimento, a Vigilância em Saúde poderá realizar as ações de combate e prevenção da dengue. “Assim que recebemos essa notificação, é feito um raio, que é uma ação em 10 quarteirões próximos a residência do paciente diagnosticado com a doença”, finalizou Samir.