Iturama sediará I Seminário de Mobilização e Adesão ao Pair

Debates serão realizados no dia 4 de fevereiro de 2011, no Plenário da Câmara; para o dia 3 é organizada uma blitz educativa contra a exploração infanto-juvenil

Foto: Aldair de Lima             Secretário Rogério Oliveira de Freitas

Iturama vai sediar o I Seminário de Mobilização e Adesão ao Pair – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, no dia 4 de fevereiro, das 8h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Iturama.

O Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente no Território Brasileiro (Pair) é uma das ações consideradas fundamentais da política nacional de enfrentamento da violência sexual, coordenada pela subsecretaria de promoção.

O Programa tem por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil e possibilita a criação e o fortalecimento das redes locais por meio de ações integradas de mobilização, diagnóstico, capacitação e organização dos serviços.

“O Seminário tem como objetivo apresentar à comunidade, incluindo todos os atores envolvidos no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, o Programa Ações Integradas à Violência Sexual Infanto-Juvenil em Minas Gerais e sua proposta de mobilização e articulação, formação e monitoramento e avaliação das ações de enfrentamento”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas.

Ele explica que o I Seminário em Iturama trata-se de um compromisso firmado por meio de termo de cooperação entre a gestão local, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), para implantação do PAIR Minas no município de Iturama.

Palestras

No período da manhã, o juiz de direito Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro falará sobre o Tema “Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil”. A assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Iolanda Aparecida Sinibaldi, fará a apresentação do Programa PAIR, no período da tarde.

“As inscrições serão feitas no local do evento, na Câmara Municipal de Iturama, evento voltado para gestores e secretários municipais (Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Assistência Social), Polícias Civil, Militar e Rodoviária, atores dos poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Publico, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, instituições de ensino superior, conselhos de direitos e Tutelares e toda população de Iturama interessada no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. Também serão entregues convites às secretarias de assistência social dos municípios vizinhos”, explica Iolanda.

Expectativa

A expectativa da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é que o processo de formação do Pair Minas promova uma atuação mais humana qualificada e co-responsável dos diversos agentes da rede de proteção na formulação do Plano Operativo Local construído em um processo coletivo.

“Cabe ressaltar que o Pair Minas não prevê o atendimento direto às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e familiares. Este atendimento deve ser efetivado nas políticas públicas de assistência social, saúde, educação, entre outras e nas instituições da sociedade civil que já prestam esse tipo de serviço, sendo o objetivo do PAIR promover a mobilização e articulação entre elas.”

Blitz

Um dia antes do evento, no dia 3, será realizada uma blitz, com entregas de informativos sobre o Programa de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil e colagem de adesivos nos carros.

No período da manhã, a blitz será em Alexandrita, na Avenida Cônego Osório. Já no período da tarde, será em Iturama (em frente à Prefeitura e na esquina da Caixa Econômica Federal). Participarão os integrantes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que deverão contar com o apoio da Polícia Militar.

Denúncias

Em casos de violência sexual as denúncias devem ser feitas pelos telefones 190, Polícia Militar, ou 3411 2748, Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).

Elizandra Manfrim Magossi