Mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado estão participando da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema “Culinária e Patrimônio”. Entre os dias 1º a 31 agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) desde 2009. As prefeituras municipais que tiverem suas adesões à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.
Em Iturama a Jornada foi realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura com: Casa da Memória, Biblioteca Municipal e Setor de Patrimônio Cultural.
Na edição deste ano, o objetivo foi promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico. Iturama realizou a exposição na Casa da Memória sobre a Cultura Indígena através da culinária e costumes dos Índios. Em virtude da história dos Índios Caiapós terem sido os primeiros habitantes de nossa região, exposição organizada pelos servidores Maria Ap. Mamede, Ana Lúcia e Francisco.
Fazendo parte também das comemorações dos 71° aniversário de Iturama a exposição sobre culinária indígena foi aberta a visitação na Casa da Memória de Iturama para os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares e visitantes de um modo geral, os alunos fizeram também passeio histórico pela cidade. Durante este mês foi realizado pela Casa da Memória palestras sobre Educação Patrimonial na Escola Municipal José Tiago de Queiroz e no Colégio COC, proferida pelo servidor Francisco Pereira de Queiroz (Neto).
O Prefeito Municipal Anderson Golfão, também fez questão de visitar a Casa da Memória. “Essa ação da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é muito importante, pois está possibilitando que as crianças das nossas escolas venham na Casa da Memória conhecer um pouco da nossa história”, lembrando que a Casa da Memória está aberta a visitação o ano todo, explicou Anderson Golfão.
A Biblioteca Municipal em parceria com a Professora Marcia da Escola Estadual Tiradentes desenvolveram um Projeto sobre Iturama, através de um Cordel apresentado pelos aluno do 7º ano na Biblioteca Municipal recebendo a visita dos alunos da E.E. Nossa Senhora de Lourdes e em parceria com as Professoras Rozicler e Juliana da Escola Municipal Diretora Maria Sarah desenvolveram o Projeto Trabalhando Folclore e resgatando costumes com a "Culinária da Vovó" o qual foi elaborado um Livrinho de Receitas "Na Cidade das Cachoeiras...delícias da vovó", teve também exposição de objetos antigos e apresentação dos alunos acompanhados pelos músicos Marcos na sanfona e João Batista na viola e foi oferecido um delicioso lanche feito pelas vovós. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura - Ilma Rodrigues Lima Alves, a Coordenadora da Biblioteca - Eva Souza Miranda, Vanessa e Roniaurea – servidoras da Biblioteca Municipal, da responsável pelo Setor de Patrimônio Cultural - Marinez de Paula Queiroz, Diretora Márcia Maziero, Supervisoras: Lucimar e Neila, demais professores, alunos e familiares.
Confira o texto escrito por alguns alunos do 7° ano das turmas 702 e 703, da Escola Estadual Tiradentes com a orientação da professora Márcia Regina Alves, apresentado na Biblioteca Municipal de Iturama no encerramento da 7ª Jornada de Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Bem aqui em Iturama
Tem diversão de montão
Gente legal e feia
Falam com o coração
Eu te amo Iturama
Aqui tem "Uai" de montão.
(AUTOR: Cleyton da Silva Santos)
De todos cordéis escrito
Que falam sobre arraiais
De quem possui marca de fama
Esse tem algo mais
No passado até hoje
Falo de Minas Gerais
(AUTOR: Augusto Mendonça de Paula Souza)
Sou Emilly Sofia
E vou falar de Iturama
Onde existe coisa boa
Como a querida exporama
Uma cidade onde
Todo mundo ama.
(AUTORA: Emilly Sofia Oliveira Santos)
O melhor lugar do mundo
É na biblioteca
Aqui tem de montão
Conhecimento de cima até o chão
Tem uma peteca feita de panqueca
E muita gente que gosta de boneca.
Minha cidade é diferente
Tem diversas raças e muita gente
Sabores de alegrar
E quanto mais cresce
Mais quer olhar
Aqui ninguém esquece
Porque se vive e enriquece.
( AUTORA: Millena Vilarinho Freschi Fiuza)
O melhor lugar do mundo
Iturama, Minas Gerais
Ficamos no Triângulo Mineiro
Bem pertinho do Goiás
A cidade é bem pequena
Mas com a ajuda do nosso prefeito
Vem crescendo cada vez mais
Cidade bonita, boa de se viver
E com muita gente com vontade de crescer.
(AUTORA: Thaygra Letycia Freitas Nagayama)
Meu nome é Jhonatas
Vou falar de um lugar especial
Esse lugar é minha cidade
A Pérola do Pontal.
O melhor lugar do mundo
É Iturama, em Minas Gerais
Moramos aqui
Há muitos anos atrás
A cidade vem crescendo cada vez mais e mais
Cidade de muita fartura
E de festas também
Lugar de alegria
E de pessoas de bem
Um motivo para rir
Aqui sempre tem.
Cultura e história
Aqui nunca vai faltar
Com a ajuda do prefeito
Que está sempre a inovar
Estando Deus acima de tudo
Iturama só vai melhorar.
(AUTOR: Jhonatas Leal Ferreira Freitas)
A Secretaria Municipal de Cultura agradece as Escolas: municipais, estaduais e particulares, que participaram de uma forma ou de outra da Jornada do Patrimônio Cultural, desenvolvendo Projetos nas Escolas, visitando a Casa da Memória e a Biblioteca Municipal, em especial a Secretaria de Educação pela parceria, através das Escolas Municipais, que participaram ativamente da Jornada e das festividades do aniversário de Iturama com uma linda apresentação dos alunos das Escolas Municipais, cantando o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras, trabalhando respeito, civismo e cidadania.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS E LOGO ABAIXO O VIDEO
CONFIRA TODAS AS FOTOS DA JORNADA, CLICANDO AQUI.