Prevenção
CCZ se une a demais setores da saúde e polícia militar para alertar moradores sobre combate do mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya
Blitz educativa, panfletagem e palestra foram as ações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com demais setores de saúde de Iturama e polícia militar nos dias 28, 29 de janeiro e 2 de fevereiro sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika vírus. O ponta pé inicial na luta contra o mosquito começou com a entrega de panfleto informativo no Ambulatório e Pronto Socorro Municipal, locais que concentram grande números de pessoas.
Depois de levar informações aos moradores sobre as três doenças , as agentes de saúde, a Coordenadora da Epidemiologia, Adriana Alves Silva Oliveira, a Educadora em saúde, Patrícia Leal Nunes fixaram cartazes e faixas em ambos os espaços. Já no dia 29, elas concentram trabalho na Unidade Básica de Saúde “Rui Gomes Nogueira Ramos” onde quatro bairros são assistidos.
Lá, as técnicas de enfermagem, Juliana Aparecida Diniz e Marlene Domingues de Freitas, juntamente com as agentes comunitárias de saúde aproveitaram a reunião de Hipertensos e Gestantes para esclarecer dúvidas sobre a Dengue, a Febre Chikungunya e o Zika vírus e ainda para alertar sobre a importância do combate ao mosquito transmissor dessas doenças e da notificação dos casos suspeitos de dengue.
Uma atenção maior foi dada às gestantes devido aos casos de microcefalia. Elas foram orientadas a usarem roupas longas e repelentes contra o mosquito, e também a evitarem viagens para locais com casos confirmados da doença. Finalizando esta primeira etapa de ações, o CCZ e o Núcleo de Atenção Primária realizaram no último dia 2 uma blitz educativa em parceria com a Polícia Militar de Iturama em um cruzamento da cidade com grande fluxo de veículos e pedestres.
Para atrair a atenção do público-alvo, as agentes de combate às endemias e de saúde utilizaram uma faixa com sobre a dengue e se deslocavam até os moradores para reforçar o papel de cada um no combate ao mosquito transmissor das doenças. Além deste trabalho já realizado, as visitas dos agentes aos domicílios e atendimento as denúncias a possíveis locais de proliferação continuam. O contato do morador com o CCZ pode ser feito pelo 3411-9594 ou em sua sede na Avenida Ituiutaba, nº 1.198.
Da Assessoria
(Com informações do Centro de Controle de Zoonoses)
Fotos: CCZ