Iturama amplia projetos de desenvolvimento social

Reestruturação do ProJovem e implantação do Creas são

exemplos para melhor atender a comunidade

Aline Carvalho                         O secretário Rogério Oliveira de Freitas

Ampliar as possibilidades oferecidas à comunidade de Iturama é a principal meta da atual equipe da recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, coordenada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Rogério Oliveira de Freitas, nomeado dia 20 de julho de 2010. A ideia é ainda implementar projetos que atendam amplamente as diferentes faixas etárias, desde os primeiros dias de vida dos bebês até os grupos da melhor idade, incluindo as famílias dos inseridos nos programas.

A reestruturação do ProJovem, voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, é um dos exemplos. Cinco coletivos, quatro no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Bom Sucesso e um no Cras I, atenderão juntos 125 pessoas por meio de ações sócio-educativas, preservação ambiental, esporte, lazer, atividades lúdicas e oficinas de capacitação profissional.

As aulas deverão ser retomadas até o fim deste mês e, além das inúmeras atividades de lazer e capacitação profissional.

Paif

O Paif é o Programa de Atenção Integral à Família desenvolvido no Cras Bom Sucesso, voltado às famílias referenciadas no território de abrangência do programa (Cras). “Por meio desta iniciativa serão oferecidas uma serie de atividades recreativas e palestras educativas.

O Cras ainda trabalha com serviços do Piso Básico Variável II, programa que voltado a crianças de zero a seis anos de idade e idosos. “Esta é ainda uma ação, que engloba a família, pela qual atendemos, em grupos diferenciados, os dois públicos: as crianças, que devem ser acolhidas plenamente para que tenham o seu desenvolvimento assegurado, e os idosos que requerem atividades específicas para o amplo bem-estar e para garantia de direitos.”

O Cras abrange seis bairros, sendo: Bom Sucesso, Antônio Bráulio, 250 Casas, Conjunto Newton Cardoso (400 casas), Morumbi e Jardim Califórnia.

Creas

Até esta segunda-feira terão início as atividades pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social, na Rua Cidade do Prata, número 854, Centro. A equipe deve atuar em casos de violação de direitos, nos que prevêem medidas sócio educativas e de liberdade assistida e para atender aos inseridos no Programa de Atenção Especializada à Saúde e ao Indivíduo. “Entre hoje (dia 10 de agosto) e esta quinta-feira estaremos em Belo Horizonte para conhecer os detalhes e para melhor capacitar os técnicos que atuarão em Iturama.”, conclui Rogério.

Padaria Comunitária

A comunidade do Distrito de Alexandrita será beneficiada ainda neste mês com as atividades referentes à Padaria Comunitária, projeto que será retomado pela atual administração. “É voltado, inicialmente, para suprir o consumo das crianças atendidas pelo Bolsa Família, que no Distrito são 1,2 mil (famílias). Posteriormente, esta será uma ação ampliada como geradora de renda.”

Outras informações sobre os projetos podem ser obtidas pelos (34) 3415-8732, 3415-8731 ou 3415-8729.

Elizandra Manfrim Magossi