IPTU 2010

IPTU/ITU

Contribuinte que pagar à vista terá 20% de desconto

Aposentados com renda de até dois salários mínimos e único imóvel terão abatimento de 90%

A equipe do setor de Cadastro Tributário da Prefeitura de Iturama trabalha, atualmente, para finalizar o layout e confecção dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITU (Imposto Territorial Urbano) referentes aos valores que devem ser pagos em 2010. Àqueles que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 20% do valor total de ambos os impostos, o que não inclui as demais taxas, como por exemplo, de conservação asfáltica e coleta de lixo. Os aposentados que comprovarem renda mensal de até dois salários mínimos e a escritura de imóvel único terão um abatimento de 90% no pagamento em cota única.

Como no ano passado, a ideia é incluir na contracapa mensagens de conscientização à comunidade, como por exemplo, de combate ao mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti -, e informar ao contribuinte sobre obras públicas realizadas com os recursos obtidos pelo pagamento dos impostos.

Vencimentos

Serão 15.900 carnês que começarão a ser distribuídos pela equipe dos Correios no mês de março, com o primeiro vencimento para 12 de abril, mesma data para o pagamento à vista, segundo informações do encarregado pelo setor de Cadastro Tributário, Marco Túlio de Souza. As demais datas de pagamento para aqueles que preferirem parcelar são 10 de maio (2.ª parcela); 11 de junho (3.ª parcela); 12 de julho (4.ª parcela); 10 de agosto (5.ª parcela) e 10 de setembro (6.ª e última parcela). Aqueles que não receberem os carnês em suas residências deverão procurar a agência dos Correios; já os contribuintes donos de terrenos que não informaram local para a entrega deverão fazer a retirada no setor de Cadastro da Prefeitura.

O percentual de reajuste dos impostos para este ano será de 3,92%, percentual definido de acordo com a correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

“IPTU Gera Prêmios”

Na data do aniversário de emancipação de Iturama, 23 de agosto, juntamente com as festividades, serão realizados os sorteios pela promoção “IPTU Gera Prêmios”, da qual podem participar todos os contribuintes em dia com os cofres públicos. “Sortearemos cerca de R$ 20 mil em prêmios entre todos aqueles que pagam seus impostos em dia. Mesmo aqueles com dívidas vencidas, mas reparceladas e com o pagamento das parcelas em dia poderão concorrer”, explica Marco Túlio.

Os contemplados serão conhecidos por meio de sorteios dos números impressos nos carnês, que são sequenciais. Os prêmios serão uma moto zero quilômetro CG 125 cilindradas, duas geladeiras, cinco bicicletas, duas TVs LCD 32 polegadas, dois notebooks, quatro câmeras digitais, cinco aparelhos de DVD, quatro micros system e cinco liquidificadores.

Datas de vencimento do IPTU e ITU:
1.ª parcela ou pagamento à vista – 12 de abril

2.ª parcela - 10 de maio