A Prefeitura de Iturama em breve vai inaugurar a UBS - Unidade Básica de Saúde “Dr. JURJUS ANDRAUS GASSANI” no Bairro Itália, onde serão realizados atendimentos básicos a saúde.
Os principais serviços oferecidos pela UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
A construção da UBS no Bairro Itália é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro, e com a conclusão da obra vai diminuir o fluxo de pacientes das outras UBS, pois atenderá também os bairros Itamarati, Viva mais e Universitário.
De acordo com prefeito Anderson Golfão, a necessidade dessa UBS veio de encontro com o anseio dos moradores que tem procurar outras UBSs para marcar suas consultas. “idosos e gestantes em especial tem uma grande dificuldade de se locomoverem até as unidades de saúde de outros bairros. Com a concretização desta obra, estamos atendendo essa demanda visando garantir a saúde dos moradores e assim criar um novo laço de comprometimento e cidadania por parte do município com a população”.
Anderson aproveitou para agradecer o deputado federal Zé Silva, autor da emenda parlamentar. “Estamos concretizando esse sonho, com apoio do Deputado federal Zé Silva, que viabilizou o recurso através de emenda parlamentar.”
Na última sexta-feira (14/08), o município de Iturama – que pertence a microrregião da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo 1 (que abriga uma equipe de saúde da família) como estratégia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na localidade. O valor total investido na UBS é de R$ 1.495,977, que se somam aos recursos do Tesouro do Estado, por meio do Fundo Nacional de Saúde.
A UBS fica no bairro Santa Rosa em Iturama e atenderá também os bairros Jardim Boulanger, Vila Cruzeiro e José Anselmo de Freitas. Para a professora aposentada, Roneida Aparecida Silva Gonçalves, moradora do Santa Rosa, “vai ser bom, já que tenho diabetes e pressão alta e me trato pelo SUS. Também sou usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e acho que o mais importante em uma equipe é que os profissionais sejam atenciosos, principalmente com os idosos, tratando com carinho e respeito”.
A secretária municipal de saúde, Rejane Queiroz, agradeceu à Superintendência Regional de Saúde de Uberaba e afirmou que, “desde o início da nova gestão, foi possível contar com o apoio do superintendente Ivan José da Silva que, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com sua equipe, vem mostrando resolutividade no atendimento às nossas demandas.”
O superintendente Ivan, afirma que “o objetivo de gestão para o município é investir no fortalecimento em atenção primária e secundária, evitando que pacientes de média complexidade precisem ser transferidos para Uberaba, minimizando o desconforto dos mesmos e também dos profissionais locais”.