IDEB - Escolas Municipais de Iturama superam índice nacional

Meta 6.0, proposta para ser atingida apenas em 2022,

já é uma realidade obtida pelas unidades do município

Arquivo

Os investimentos na área da educação feitos pela Administração Municipal fazem com que Iturama obtenha resultados positivos a cada dia. Avaliações elaboradas pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, confecção de apostilas de apoio, capacitações dos servidores do Magistério e auxílio financeiro aos docentes que desejam cursar o ensino superior em Pedagogia estão entre os fatores apontados para que as escolas municipais superassem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O compromisso nacional era atingir 4.8, mas Iturama obteve 6.0, meta proposta para o ano de 2021.

O Ideb é um indicador de qualidade da educação, calculado com base nos dados de aprovação escolar e nos resultados de dois exames: A Prova Brasil e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas no último ano aos alunos dos 5.º e 9.º anos.

A secretária municipal de Educação, Rita de Cassia Donegá Salomão Lorenzato, explica que em 2009 foi necessário que a equipe organizasse todo planejamento no setor da Educação. “Com isso pudemos verificar as carências e como atuar para saná-las. Conseguimos implementar melhoras significativas na estrutura escolar. Não basta sonhar, é preciso que haja, quem execute o sonho. É um esforço coletivo em função de uma política de valores na qualidade da Educação”, ressalta ela.

De acordo com o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) os resultados são verificados depois de muito trabalho e investimentos. “Assumimos a Prefeitura em 2009 com a certeza de que faríamos um ótimo trabalho no setor da educação, um dos prioritários de nossa gestão. Investir na educação básica é a certeza de investir no crescimento dos pequenos cidadãos que se preparam para enfrentar, futuramente, um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Estamos no caminho certo para dar continuidade aos nossos projetos educacionais.”

Ideb

Segundo dados do Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. “O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o País, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6.0 em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel - (34) 3411 9512