Na última sexta-feira(12) a equipe UBS Tiradentes (enfermeiras e ACS), realizaram uma Ação Educativa “ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis”, na Escola Estadual Tiradentes, para as turmas do 9º ano e ensino médio, tanto do período matutino, quanto vespertino.
A palestra foi administrada pelas enfermeiras Cristiana e Josiane, onde foi abordado o que é a infecção, principais infecções, transmissão, sintomas, no momento também foi avaliado cardenetas de vacinação, esquema vacinal de HPV e Hepatite B e entrega de panfletos.
A adolescência é uma fase de transições hormonais, de caráter, de idealismo e experimentação, assim apresenta potencial de vulnerabilidade, exposição de violência, traumas, drogas lícitas e ilícitas, e as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Na adolescência ocorre a modificação e amadurecimento para a vida adulta, pois neste período a personalidade através da vivência se molda sob forte influência dos erros e acertos cometidos. Porém, os erros nesta fase podem se tornar definitivos para a vida adulta e dependem assim de orientação e aconselhamento para evitar modificações na sua qualidade de vida por longos períodos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, por dia, no planeta. Ao ano, caucula-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre HPV, clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV e 45 mil novos pacientes iniciaram em 2021 a chamada terapia antirretroviral.
A ausência de proteção na relação sexual tem feito com que os novos casos de HIV no país venham aumentando, ao contrário do que é visto no restante do mundo.
CONFIRA ALGUMAS IMAGENS: