CRAS Magnólia Azambuja realiza palestra da campanha Setembro Amarelo

cras-setembro amarelo 8
O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio, e o CRAS Magnólia Azambuja do Bairro São Miguel, realizou no dia 10, uma importante Palestra com a Psicóloga Julia Bonissato com objetivo de conscientizar os usuários sobre o tema.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 por uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) — uma ONG voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio — em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Trata-se de uma expansão das ações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. Assim, durante o mês de setembro, as entidades envolvidas incentivam e colaboram para que a conscientização sobre o tema seja propagada por escolas, governos, ONGs e empresas.

A vice-prefeita Cidinha Longo esteve presente e falou da disposição da equipe do CRAS para orientar e ajudar as pessoas. “Tem aqui no CRAS uma referência de buscar esse socorro, caso precisem. Nós temos profissionais capacitados para orientar e ajudar vocês ou alguém que conheçam que precisa de ajuda”. Destacou.

Além de todas as orientações a palestrante Julia Bonissato, conscientizou que precisa quebrar o tabu da sociedade de que é melhor não tocar no assunto. “A campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário e deixar claro que o tema precisa ser debatido e quem precisa de ajuda, tem que ser orientado a buscar essa ajuda”, explicou.

No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, as instituições tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo. Baseado nesta informação que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da prefeitura de Iturama, através do CRAS realizou essa importante palestra.

cras-setembro amarelo 1

cras-setembro amarelo 2