CONFIRA O 2º BOLETIM INFORMATIVO DE SÍFILIS DE ITURAMA 2023

A Prefeitura Municipal de Iturama através da secretaria municipal de saúde e sua equipe da vigilância epidemiológica torna-se público, o 2º boletim epidemiológico de sífilis de Iturama.

O QUE É SÍFILIS?

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum que se manifesta em três fases: primária, secundária e terciária. As duas primeiras fases introduzem as características mais marcantes da infeção quando são observados os principais sintomas e quando esta IST - Infecção Sexualmente Transmissível é mais contagiosa. Depois desaparece por muito tempo: a pessoa não sente nada e apresenta uma aparente cura das lesões originais, mesmo em casos de pessoas que não receberamtratamento. A doença pode então estagnar durante meses ou anos até ocorrer complicações graves, como cegueira, paralisia, doenças cerebrais, problemas cardíacos que podem até levar à morte.

QUAIS OS SINTOMAS?

A sífilis aparece primeiro como pequenas feridas (cancros) nos órgãos sexuais e caroços (caroços) na virilha, entre a segunda e a terceira semanas após a relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. A ferida e o local não apresentam dor, coceira, queimação ou secreção de pus. Depois de um tempo, a ferida desaparecerá sem deixar cicatriz, dando a ilusão de recuperação. Se a doença não for tratada, podecontinuar a progredir no corpo, causando manchas, queda de cabelo, cegueira, doenças cardíacas e paralisia em diversas partes do corpo, incluindo palmas das mãos e solas dos pés. Se ocorrer em uma mulher grávida, pode resultar em aborto espontâneo/natimorto ou malformações fetais.

sifilis 1 sifilis 2 sifilis 3
sifilis 4 sifilis 5 sifilis 6

COMO SE TRANSMITE?

A sífilis pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), transfusões de sangue contaminado (muito raro hoje em dia devido aos controles do sangue doado) e durante a gravidez e o parto (de uma mãe infectada para o seu bebe) infectado de uma pessoa para outra.

COMO TRATAR?

Após o diagnóstico, o médico irá recomendar o tratamento mais adequado de acordo com seu estágio e avaliação dos exames que serão realizados para o acompanhamento. O tratamento mais recomendado para a sífilis são os antibióticos. O maior problema do tratamento é o diagnóstico, já que a sífilis pode ser confundida commuitas outras doenças. Os pacientes (e seus parceiros afetados) devem evitar relações sexuais até que o tratamento seja concluído. As mulheres grávidas devem passar por exames de cura mensais e seus parceiros devem ser tratados. Se não for tratada, a sífilis pode progredir, tornar-se crônica e afetar diversas partes do corpo ou causar a morte.

O Sistema Único de Saúde – SUS, fornece tratamento e acompanhamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde.

Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

COMO SE PREVENIR?

Sendo improvável o desenvolvimento de uma vacina, os esforços de prevenção baseiam-se principalmente na educação para a saúde: uso regular de preservativos, diagnóstico precoce de mulheres em idade fértil e dos seus parceiros, e testes de diagnóstico em mulheres que planejam engravidar.

SÍFILIS CONGÊNITA

A sífilis congênita é o resultado de uma bactéria que causa a sífilis passando pela placenta e infectando o feto. Trata-se de uma doença grave que pode causar malformações fetais, graves consequências para a saúde da criança e até a morte.

Fonte: Ministério da Saúde

Você sabia que o teste rápido de Sífilis é realizado nas Unidades Básicas de Saúde gratuitamente?

teste rapido sifilis

CONFIRA O BOLETIM DE 2023:

2º BOLETIM INFORMATIVO DE SÍFILIS DE ITURAMA 2023

Secretaria Municipal de Saúde de Iturama