Coleta Seletiva

Preservação

Prefeitura de Iturama intensifica coleta seletiva

A partir desta quarta-feira, agentes de reciclagem poderão contar com o apoio de um caminhão; comunidade deve ficar atenta ao cronograma

A comunidade de Iturama contará a partir desta semana com um importante projeto voltado, principalmente, para a preservação ambiental. Já na quarta-feira o trabalho de coleta seletiva será intensificado em todo o município com a volta da circulação do caminhão direcionado para a coleta de materiais recicláveis nos bairros Bom Sucesso, Antônio Bráulio, Morumbi, São Miguel, Amazonas, “108 Casas” e “200 Casas”.

Na sexta-feira, serão atendidos os moradores do Centro da cidade, Jardim América e Vila Cruzeiro. Na segunda-feira, os bairros Tiradentes, Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, Madalena, Lielen, Eldorado, Santa Helena, Vila Pádua, “250 Casas” e “400 Casas”. A coleta será sempre iniciada às 8h e encerrada assim que percorridas todas as localidades inseridas no respectivo cronograma todas as semanas.

As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira pelo secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Eusébio José Pádua de Queiroz, que explicou que com a iniciativa ganham o meio ambiente e as famílias que se dedicam à atividade de reciclagem. “Temos de considerar ainda que o processo amplia a vida útil do aterro sanitário de forma considerável, já que mais materiais que podem ser reciclados ganham destino correto.”

Ele lembra que toda a comunidade pode ajudar. Para isso, basta separar os recicláveis em embalagens diferenciadas e disponibilizar para a coleta. “É importante que todos fiquem atentos aos dias e apenas coloquem o material nas ruas próximo ao período de coleta.” Para facilitar, uma das iniciativas será instalar equipamentos de som no caminhão para alertar a comunidade.

Escolas

Além de ser estendido para todos os bairros de Iturama, uma das metas é levar o projeto até as escolas. “Esta é uma forma de contribuir com a educação ambiental de nossas crianças e, paralelamente, ganhar aliados no trabalho da coleta seletiva em Iturama. Nos próximos dias deveremos definir reuniões com as equipes de todas as unidades escolares para que possamos definir como será feita a coleta em cada uma delas”, diz o secretário.

Associação

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a comunidade não estão sozinhas na “luta” pelo reaproveitamento de materiais recicláveis. Em funcionamento em Iturama está a Associação de Coleta Seletiva Solidária, entidade que aguardava o auxílio do caminhão para agilizar todo o processo de recolhimento.

O senhor Valdivino Lopes Dias, conhecido por seu Nenê, um dos agentes de reciclagem que fazem parte da Associação, diz acreditar que a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente impulsionará, inclusive, a adesão de novos integrantes. “Sem um veículo para nos auxiliar, todo o trabalho fica muito mais difícil, porque temos de sair com os carrinhos, que são manuais. Contamos com o serviço, para ampliar a nossa renda e isso com certeza deverá atrair mais companheiros para a nossa entidade.”

Os interessados em integrar a Associação podem conhecer o trabalho desenvolvido no posto de reciclagem, na rua Sete, número 787, no Bairro “108 Casas”.

Cronograma de coleta seletiva nos bairros:

Segunda-feira - Tiradentes, Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, Madalena, Lielen, Eldorado, Santa Helena, Vila Pádua, 250 Casas, 400 Casas

Quarta-feira - Bom Sucesso, Antônio Bráulio, Morumbi, São Miguel, Amazonas, 108 Casas e 200 Casas

Sexta-feira – Centro, Jardim América e Vila Cruzeiro

Elizandra Manfrim Magossi