Casa da Memória Professora Aldeni Janones realiza trabalho de preservação da história de Iturama

Casa da memória 2Valorizar a cultura local, preservar a história e os fatos marcantes que construíram Iturama são os objetivos da Casa da Memória Professora Aldeni Janones.

Fotos, documentos, recortes de jornais e outros objetos históricos constituem o acervo do espaço que é aberto e gratuito para toda a população. O prefeito Anderson Golfão demonstra empenho e incentivo ao trabalho de manter vivo o passado da cidade para que as próximas gerações tenham acesso às próprias raízes.

A Secretária de Cultura Aldeni Janones, que emprestou o nome e doou o acervo pessoal para a Casa da Memória, destaca que um povo sem memória é um povo que condenou o próprio futuro. “O acervo é guardado para estudos, pesquisas e consultas sobre os fatos que marcaram a cidade. É fundamental que um povo conheça suas raízes”, destacou.

O coordenador da Casa da Memória, Francisco Pereira de Queiroz, reforça que o espaço é aberto ao público de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As visitas são gratuitas. “A importância que esse trabalho possui é de preservar e levar para as próximas gerações o conhecimento das nossas raízes, o significado dos nomes das ruas, bairros, escolas”, afirmou.

A Casa da Memória ainda recolhe itens que possam contribuir com o resgate do patrimônio histórico e cultural de Iturama. “Nesse propósito contamos com o respaldo do prefeito Anderson para ampliar esse trabalho e continuar contando a história de nosso município por muito tempo”, finalizou Aldeni.
Casa da memória 3Casa da memória 4
Casa da memória 1Casa da memória 5