Campanha de Vacinação e Conscientização de Segurança e Saúde do Trabalho

vacinacao funcionarios
A Prefeitura Municipal de Iturama/MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Segurança e Saúde do Trabalho, promove no dia 22 de agosto de 2019, quinta-feira, a Campanha de Vacinação e Conscientização de Segurança e Saúde do Trabalho, direcionada ao setor do almoxarifado, repartição na qual se localizam alguns dos servidores mais expostos a riscos ambientais.

Será disponibilizado um posto de vacinação das 7h às 12h, contando com uma Equipe de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

As ações se fazem necessárias para a prevenção e proteção dos trabalhadores que ficam diariamente expostos a riscos biológicos. Diversos desses colaboradores não tem conhecimento do risco que correm diariamente, por isso a campanha é tão importante. O objetivo da campanha é a atualização do cartão de vacina e a realização de testes rápidos, bem como o repasse de instruções do que fazer em caso de acidente de trabalho.

De acordo com a Engenheira de Segurança do Trabalho, Juliana Lucia Miranda, responsável pelo setor, a definição do público-alvo da campanha contempla os trabalhadores da Coleta de Lixo, pois eles mantêm contato direto com o lixo urbano, ou seja, com materiais que podem conter diversas doenças contagiosas.

Essas doenças precisam ser imunizadas preventivamente através de vacinas ou, em alguns casos, em que há doenças que não podemos prevenir como, por exemplo, HIV e Sífilis, instruir os servidores dos riscos e das medidas para evitar o acidente de trabalho.

Destaca-se que o nosso principal objetivo é proteger e conscientizar os trabalhadores da Prefeitura Municipal de Iturama/MG para que eles realizem o trabalho com maior segurança, sem correr o risco de no final do dia não voltarem para suas famílias, ou até mesmo voltarem, mas com uma doença grave.