Burrinho encaminha projeto à Câmara para homenagear Dona Alia

Canil-1.jpg

Ao inaugurar as novas instalações do Canil Municipal ,o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho anunciou o envio de um projeto a Câmara Municipal para que o local seja intitulado “Alia Abou Nassar,” em reconhecimento ao trabalho da pioneira em prol as necessidades dos animais abandonados.

Para justificar a importância do projeto, o prefeito apontou a dedicação da empresária em oferecer condições apropriadas aos cães. “Ela além de pioneira é exemplo para todos nós e merece muito essa homenagem.” A iniciativa foi reconhecida pelos presentes e bem aplaudida pelos membros da Associação de Proteção aos Animais “Amigos da Bicharada”.

Concordando com o projeto do prefeito, a autora das obras de melhorias que teve aval dos demais vereadores, Ana Lucia Menezes Santos disse que ao elaborar o pedido sabia do impasse que a burocracia gera até execução da obra, mas que ficou satisfeita com o trabalho da Administração. “Quando as pessoas sonham sozinhas, ficam no sonho, mas quando elas sonham juntas torna realidade.”

Presidente da Associação, Wegton Brito dos Santos destacou a união da entidade entre os poderes Legislativo e Executivo em iniciativas que visem o bem estar dos animais. “O canil está pronto e bem feito. Acredito que as pessoas que gostam de animais, gostam da vida. É um sonho realizado, aqui começa a primeira etapa de muitas que estão por vir.”

Ao agradecer pela homenagem, Alia disse que as obras de melhorias feita pela Prefeitura ficaram acima das suas expectativas. “Meu sonho era um local onde houvesse água, luz e médico e agora tem muito mais,” reconheceu a empresária ao conhecer as novas instalações. E, ao finalizar ela pediu aos moradores a mesma dedicação que sempre teve aos animais. “Essa luta é de todos nós.”

Crescimento e controle

Com o crescimento populacional dos últimos 15 anos também notou-se aumento no número de animais domésticos. Essa foi à afirmativa feita pela Secretária de Saúde, Rejane Queiroz também presente na reinauguração. “Em 1999, quando se tornou obrigatória vacinação destes animais vacinamos 2,5 mil e na última campanha esse número foi para 5mil.”

Ela ainda fez questão de esclarecer o principal papel do canil. “Esse espaço é dedicado ao carinho e atenção dos animais abandonados e não para acolher os cães doentes,” alertou. Com uma sala de cirurgia, uma para pós-operatório com oito gaiolas individuais e 11 baias o local tem capacidade para acomodar até 80 animais.

Fotos: Aldair Lima∕ Marcos Antonio