Prefeito Cláudio Burrinho ressalta geração de emprego, facilidade no escoamento de produtos e desenvolvimento econômico
Foto: Aldair de Lima
Prefeito Cláudio Burrinho e deputado Aelton Freitas entre a equipe responsável pela obra
A extensão do trecho da Ferrovia Norte/Sul que passará por Iturama foi assunto focado pelo prefeito Cláudio Burrinho neste dia 21 de fevereiro no Programa Bom Dia Prefeito, veiculado às segundas-feiras, às 7h, pelas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal AM.
O projeto que “prevê uma nova integração econômica e social no Brasil”, conforme informações do Ministério dos Transportes, impulsionará a geração de empregos, a otimização do transporte de cargas e o desenvolvimento econômico em todo o Pontal do Triângulo Mineiro e demais localidades inseridas no traçado.
Para Cláudio Burrinho, a extensão, paralelamente à criação do 1.º Distrito Industrial de Iturama, deve ser considerada de extrema importância pelo desenvolvimento atrelado e para suprir a demanda por vagas de emprego. O prefeito lembra que aqueles que passam em frente da Escola Municipal Agrícola Alípio Soares Barbosa, localizada no Km 241, da BR 497, já podem perceber a construção do alojamento para abrigar cerca de 2,5 mil trabalhadores.
No período de obras, a estrutura vai agregar os funcionários e, depois, servirá como uma extensão da Escola Municipal Agrícola, para a disponibilização de mais salas e, consequentemente, mais cursos para os alunos de Iturama e Alexandrita. O canteiro deve ser finalizado entre o fim do mês de março e início de abril e a extensão da ferrovia concluída em dois anos.
Inicialmente, o traçado do 5.º lote do projeto, 141,82 quilômetros, não integrava Iturama, o que foi viabilizado pelo trabalho político dos deputados Aelton Freitas e Vadão Gomes, após interesse manifestado pelo prefeito Cláudio Burrinho e sua equipe.
“Pelo trabalho de ambos os deputados, o novo traçado será entre União de Minas e Estrela D’oeste, passando por Iturama. Inicialmente, isso significa para nós um aquecimento muito grande nos setores imobiliário e de geração de empregos. Nos períodos de pico serão 2,5 mil empregos diretos e mais de 8 mil pessoas envolvidas na obra. No futuro, as facilidades no escoamento de produtos vão favorecer as empresas do município e do Pontal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um momento importante para estabilidade econômica o que significa melhores condições de vida para todos.”
Cláudio Burrinho diz se tratar de um “trabalho fantástico” dos deputados Aelton Freitas e Vadão Gomes que aproximará todas as cidades envolvidas e suas regiões. “Uberlândia, por exemplo, tem um setor comercial forte no ramo atacadista e é óbvio que estas empresas se aproximarão de Iturama para ter fluxo maior de saída de produtos. Com certeza, trará uma grande mudança econômica.”
Durante o Programa, o prefeito ressaltou ainda o custo menor do transporte ferroviário em relação ao rodoviário. “As empresas atacadistas e as usinas próximas, com ampla produção de açúcar e álcool, terão mais facilidade para escoamento de produtos e custos menores do que se optassem pelo transporte rodoviário, geralmente feito em caminhões. Para mim é um prazer muito grande poder levar boas informações para a comunidade. Tenho certeza que a nossa cidade está em um momento muito positivo. Todos podem ter ou criar suas oportunidades, certos de que tudo vai melhor ainda mais”, finalizou ele.
Assessoria de Comunicação
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: 34 3411 9512
e-mail: