Estamos aqui para comunicar a população e solicitar que neste período de muitas chuvas, é período muito propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças de Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela em região Urbana.
É necessário o empenho de toda população para que a cidade possa ficar limpa e diminuir a infestação do mosquito nas residências.
O que devemos fazer então para prevenir?
A população deve estar atenta aos quintais e ao entorno de suas residências, se não há tipos de lixos ou resíduos como pneus, garrafas, sacolas plásticas, caixas de água destampadas, piscinas, recipientes de vasos de plantas, ou outros objetos que possam acumular água como: travessa de água do cachorro também que deve estar lavando e trocando diariamente para não proliferar as larvas do mosquito.
Quais outras medidas de prevenção da doença?
Uso de repelentes, principalmente para gestantes e idosos é importante. Pois estas têm maior risco para desenvolver gravidades pela doença.
Quais principais sintomas da doença?
As pessoas podem ter dor nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos;
Como também dor forte nas articulações;
Febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor;
Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele com coceira, vômito e/ou náusea.
Onde procurar quando iniciar os sintomas?
As pessoas ao início dos primeiros sintomas, devem estar indo na sua Unidade Básica de Saúde, passar por avaliação médica, onde os profissionais como enfermagem e médico irão notificar o usuário que está suspeito desta doença, avaliar os sintomas, solicitar exames e acompanhar para que não haja gravidade da doença.
Dengue mata?
Sim, a principal complicação da dengue é o choque hemorrágico, que é quando a pessoa perde cerca de 1 litro de sangue de uma vez. Essa condição faz com que o coração perca capacidade de bombear o sangue para todas as partes do corpo levando a óbito.
O que é notificação?
A pessoa suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya ou Febre Amarela, que chamamos de arboviroses, precisam ser comunicadas para Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental (setor de zoonoses), através de um formulário próprio que é preenchido pelos profissionais de saúde nas instituições de atendimento à saúde, como: Unidades Básicas de Saúde, Hospitais públicos e privados, consultórios médicos e laboratórios).
Por que?
Para que as medidas de controle sejam adotadas, pois através do número desses dados de casos suspeitos ou confirmados da doença de Dengue, Zika ou Chikungunya, no local de acometimento da doença será realizado as ações através do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Como?
As equipes de Agentes de Combate às Endemias, após serem comunicados do caso através da notificação, irão até a residência verificar a existência de focos do mosquito para tratar, com o uso de inseticidas e biolarvicidas, como fazer a inspeção e tratamento com uso de inseticida nas casas próximas ao caso notificado.