ATENÇÃO: Iturama e Alexandrita a Dengue Não Acabou!

A Prefeitura Municipal de Iturama, através da secretaria de saúde e sua equipe preocupados com a dengue, estão visitando casas em busca de entulhos que possam ser criadouro do mosquito transmissor da doença, ajude-nos a manter a cidade longe do perigo dos mosquitos transmissores da doença.

Falando em Dengue, você sabe o que é a Dengue?

Dengue

A Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e possui como agente etiológico o vírus Dengue.

Como o Vírus é transmitido?

A principal forma de transmissão do vírus dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas no ciclo humano – vetor – humano.

Quais são as manifestações?

As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo que podem ser acompanhadas ou não por coceira. Pessoas de todas as idades são igualmente suscetíveis, no entanto, os idosos apresentam o maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.

Como se prevenir?

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada, assim, os meses mais chuvosos e com altas temperaturas são os períodos do ano com maior transmissão de dengue. Por isso, é importante manter o ambiente limpo e evitar água parada.

Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, eliminando qualquer ambiente que possa favorecer o desenvolvimento do mosquito, pois os ovos dele podem sobreviver fora d’água por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Qual é o tratamento?

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. No aparecimento dos primeiros sintomas, recomenda-se buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, para a correta classificação de risco e o estadiamento da doença.

Manter atenção aos sinais de alarme, ingerir líquidos e utilizar medicamentos somente sob orientação médica.

Referência bibliográfica

TODOS CONTRA DENGUE