Após reestruturação da pasta, secretária visa facilitar acesso à cultura em Iturama

IMG 1300Valorizar, dar visibilidade e permitir o acesso à cultura aos ituramenses são alguns dos objetivos da Secretaria de Cultura de Iturama.

Desde que assumiu a pasta, a secretária Aldeni Aparecida Alves Janones trabalha para alcançar os resultados das metas definidas com o prefeito Anderson Golfão. Em um primeiro momento, está sendo feita uma reestruturação e planejamento das ações culturais a serem desenvolvidas na cidade. Além de fortalecer o setor, um dos intuitos da secretaria também é de preservar a memória de Iturama.

A atuação da secretaria começou na composição de uma equipe de trabalho. Com isso o foco será em reativar a grade de cursos nas áreas de música, dança, pintura, desenho e artesanato, que eram oferecidos. “Esses cursos são importantes seja como terapia para alguns, seja como aprendizado de uma nova função para outros e ainda a descoberta de talentos. Vamos resgatar essas possibilidades em Iturama”, afirmou Aldeni.

Em 2017, são comemorados os 120 anos de fundação do Povoado de Santa Rosa, com a doação pela fazendeira Francisca Justiniana de Andrade. Para a secretária de Cultura, é fundamental que essa memória do município seja preservada. “Só quem ama cuida. E precisamos cuidar dessa história e levá-la até as novas gerações, pois, só podemos amar aquilo que conhecemos. Apagamos esses registros do nosso mapa. Vamos honrar, respeitar e difundir a própria cultura”, destacou Aldeni.

Para todas as classes, faixas etárias e estilos, o acesso à cultura deverá ser feito também nos bairros e eventos festivos realizados pela cidade. “Será criado um calendário de eventos. O prefeito Anderson Golfão quer visibilidade para a cultura e que as pessoas possam usufruir dessas ações”, finalizou Aldeni.