No sábado, 31 de agosto, foi realizado no Centro Cirúrgico “Valéria Mamede” do Hospital do Povo, em Iturama (MG), o primeiro mutirão de cirurgia de catarata. Na ocasião, foram atendidos dez pacientes. A catarata é uma doença que afeta principalmente os idosos e tem como característica fazer a visão embaçar aos poucos.
Entre os sintomas mais comuns estão a visão ruim à noite, os olhos sensíveis à luz e a visão escurecida. Isso acontece porque o cristalino, a camada que envolve os olhos de todas as pessoas, começa a engrossar, dificultando a visão.
O maior risco, no entanto, é a cegueira, que pode acontecer quando o tratamento não é feito.
O prefeito Anderson Golfão explicou que o objetivo é continuar com as cirurgias até atender 100% dos casos da cidade. “Ocorreu tudo bem em todas as cirurgias. Agradeço ao Sagrado Coração De Jesus pela benção. Meu muito obrigada, aos profissionais envolvidos entre eles, o oftalmologista, doutor Gustavo Nogueira, o anestesista, doutor Hugo Jenuario Pinto de Souza, a equipe de enfermagem, Lisandra, Adriana, Eloíza e Izabel, a assistente social Cassiane e todos os demais funcionários do administrativo envolvidos”, destacou Anderson Golfão.
O ISSRV, organização social responsável pela gestão do Hospital do Povo, também parabeniza a todos os profissionais pelo brilhante trabalho.
Fonte: ISSRV - Instituto Social Saúde Resgate à Vida