Aspectos Regionais

A área é de 1401,4 km² e a densidade demográfica, de 24,00 hab/km². A cidade é conhecida como a Pérola do Pontal devido a sua localização no Triângulo Mineiro. Em pesquisa recente foi declarada a 11ª cidade em qualidade de vida no estado em que se situa.

Localiza-se na latitude 19º 43' 41" sul e longitude 50º 11' 44" oeste e altitude média de 453 metros.

Pode-se chegar a Iturama pela MG 255, partindo de Frutal/MG; pela BR 497, partindo de Uberlândia/MG; pela MG 426, partindo da divisa de SP/MG (Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, no Rio Grande) onde se encontra com a Rodovia Percy Waldir Semeguini, que parte de Fernandópolis/SP.

A cidade dispõe de um aeroporto próprio para aeronaves de pequeno-médio porte. O terminal rodoviário mantém linhas diárias de ônibus direto para Uberlândia, Uberaba, Campina Verde, Frutal, em Minas Gerais, e Fernandópolis, São José do Rio Preto e São Paulo/SP.

Iturama se destaca como centro regional do Pontal do Triângulo Mineiro, sendo na área da saúde, educação, comércio, hotelaria e de serviços. A economia é baseada na agricultura e pastoreiro, na plantação de cana-de-açúcar, a produção do álcool e na prestação de serviços.

A região do pontal do Triângulo é muito bem servida em termos de hidrografia, pois a região está localizada no Aqüífero Guaraní, que é um grande termas de água doce subterrâneo. Encontramos o Rio Grande, que corta grande parte do norte de São Paulo e vai de encontro com o Rio Paraná. O córrego Tronqueira é quem abastece a demanda da cidade de Iturama.