22°C Céu Limpo

Hitórico

Histórico de Iturama em PDF e DOCX

Clique aqui para baixar pdf

Clique aqui para baixar docx

 

Brasão, Bandeira e Hino

Bandeira

Bandeira_Iturama

 

Brasão

Brasao_Iturama

Descrição Heráldica do Brasão de Iturama

"Escudo português partido. O primeiro quartel de prata com uma montanha de sinopla (verde) que alcança a base do chefe, e vai encimada por um bosque ao natural, dividido por uma cachoeira de prata, aguada de blau (azul), que corre em pala e deságua num rio, também de prata e aguado de blau, que corre em faixa na ponta; o segundo quartel, recordando o brasão dos Andrade, é de sinopla com uma banda de goles (vermelho) perfilada de ouro e abocada por duas cabeças de serpe do mesmo. Como apoios, a destra e a sinistra, um ramo de camélia florido, com quatro flores e dois botões, tudo ao natural. Sob o escudo um listel de prata com a inscrição "ITURAMA" de sable. Encimando o conjunto, como peça máxima, uma coroa mural cinco torres de prata, que é de cidade, aberta e iluminada de sable."

 

Hino Oficial do Município de Iturama

Autoria: Sebastião Pandolfi

Lei: nº 2.150 – 31/01/1983

I
O teu prado, as tuas grandes matas, 
O teu extenso solo são grandes riquezas;
A tua aurora, que límpida desponta
É um espetáculo de rara beleza.

II
A natureza, como sempre dadivosa
Com belas paisagens quis te presentear
Encheu de riqueza o teu selo,
Ao teu povo bravura quis dar.

Refrão
Iturama, a ti rendemos homenagem
Neste Hino de amor varonil:
Salve!Salve! Iturama querida
Pedacinho do nosso Brasil.

III
Louvor aos nossos antepassados 
Por nos elegerem o orgulho de te amar,
Por plantarem a semente do progresso,
Com ventura nós a vemos germinar

IV
Nosso Deus e supremo Senhor 
Destinou-te, ó terra altaneira:
Santa Rosa, flor de candura
Para insigne e nobre padroeira.

V
De cidadãos os nossos compromissos
Cumpri-los fielmente prometemos
Pra defesa do Brasil estamos Prontos
E a vida se preciso for daremos.

 

Partitura do Hino Oficial do Município de Iturama

partitura_de_iturama

 

Aspectos Regionais

A área é de 1401,4 km² e a densidade demográfica, de 24,00 hab/km². A cidade é conhecida como a Pérola do Pontal devido a sua localização no Triângulo Mineiro. Em pesquisa recente foi declarada a 11ª cidade em qualidade de vida no estado em que se situa.

Localiza-se na latitude 19º 43' 41" sul e longitude 50º 11' 44" oeste e altitude média de 453 metros.

Pode-se chegar a Iturama pela MG 255, partindo de Frutal/MG; pela BR 497, partindo de Uberlândia/MG; pela MG 426, partindo da divisa de SP/MG (Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, no Rio Grande) onde se encontra com a Rodovia Percy Waldir Semeguini, que parte de Fernandópolis/SP.

A cidade dispõe de um aeroporto próprio para aeronaves de pequeno-médio porte. O terminal rodoviário mantém linhas diárias de ônibus direto para Uberlândia, Uberaba, Campina Verde, Frutal, em Minas Gerais, e Fernandópolis, São José do Rio Preto e São Paulo/SP.

Iturama se destaca como centro regional do Pontal do Triângulo Mineiro, sendo na área da saúde, educação, comércio, hotelaria e de serviços. A economia é baseada na agricultura e pastoreiro, na plantação de cana-de-açúcar, a produção do álcool e na prestação de serviços.

A região do pontal do Triângulo é muito bem servida em termos de hidrografia, pois a região está localizada no Aqüífero Guaraní, que é um grande termas de água doce subterrâneo. Encontramos o Rio Grande, que corta grande parte do norte de São Paulo e vai de encontro com o Rio Paraná. O córrego Tronqueira é quem abastece a demanda da cidade de Iturama.
 

Guia Cultural

 
Iturama conta com uma rica diversidade de culturas e projetos culturais.
No dia 1º de maio de cada ano é realizada a “Feira Cultural – Iturama e Região Mostram seus Talentos”, em comemoração ao Dia do Trabalho.

O evento é realizado na principal praça da cidade – Praça do Santuário -, e reúne artesanatos, peças de teatro, danças, apresentações, shows musicais, gastronomia, pinturas, exposições de tecidos, roupas e calçados. A cada feira, novas e exuberantes culturas são expostas, dando aos expositores crédito para continuarem em frente, sempre adquirindo novos conheçimentos e cada vez mais excelência e orgulho.

Em julho o município recebe cavaleiros de toda a macrorregião para a Cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”, um resgate histórico transformado em Lei, em 14 de outubro de 2009. A Cavalgada foi cataloga pela Divisão Municipal de Patrimônio de Iturama, que lembra que a região foi colonizada por grandes latifundiários. “A base da economia ainda é a agropecuária, portanto, um contingente muito grande da população possui raízes rurais. São descendentes dessas famílias tradicionais, gostam de cavalgar e praticar esportes afins, o que justifica o grande número de festas do peão de boiadeiro na região. Talvez, por isso, o município possua um Parque de Exposições e um Recinto de Rodeio, com uma área de 8.500 m2 totalmente coberta e que abriga, confortavelmente, 12.500 pessoas sentadas”, lembra a equipe de Patrimônio.

Na região do Pontal do Triângulo Mineiro, as primeiras Cavalgadas surgiram em Gurinhatã há sete anos. Em Iturama, no mês de maio de 2009, após uma Cavalgada com finalidade religiosa, um grupo de amigos decidiu organizar o evento para a abertura da Exporama 2009 – Exposição Agropecuária.            Participaram os municípios do Prata, Campina Verde, Carneirinho, Limeira do Oeste, União de Minas, Paranaíba, São Francisco de Sales, Pitocânia, Honorópolis, São Sebastião do Pontal, Comunidade Lojinha, Fernandópolis  e Gurinhatã.

A Peregrinação de Santa Rita de Cássia, entre Iturama e o Distrito de Alexandrita, também faz parte da cultura ituramense. As terras do Distrito de Alexandrita foram doadas em 1850 pelo casal José Alves de Oliveira e Rita Maria de Jesus para a formação de um povoado. Ambos devotos de Santa Rita de Cássia, doaram 82 alqueires da Fazenda Monte Alto a Santa Rita de Cássia, escriturando à Diocese de Uberaba. Ali se iniciou o Povoado de Monte Alto às margens do Ribeirão do mesmo nome.

Em 12 de dezembro de 1954, foi elevado a Distrito com o nome de Alexandrita em homenagem a D. Alexandre, bispo de Uberaba, que visitava esporadicamente o povoado em trabalho pastoral, e à Santa Rita de Cássia, padroeira do Distrito. A festa religiosa em honra à Santa Rita é realizada na localidade desde a época de seus fundadores e continuou crescendo cada vez mais.

A reza do terço, as novenas, batizados e casamentos, aconteciam na casa dos fundadores. Cada vez mais pessoas, cristãos exemplares, participavam em busca da Graça de Deus. Muitos moradores aportaram nas terras no Patrimônio de Santa Rita e fixaram moradia na terra massapé vermelha da região.

A partir de 1946, transferiu-se o lugar da missão para o povoado. Ali os padres missionários pregavam, celebravam a eucaristia e demais sacramentos, sob uma frondosa figueira, onde mais tarde construíram uma casa para hospedar o bispo e os padres que o acompanhavam. Construíram também um rancho com esteios de aroeira fincados na terra batida, madeiramento de pororocas com ripas de taboca e cobertura de folhas de bacuri.

A primeira igreja construída no pequeno povoado foi em honra de Nossa Senhora Aparecida, por causa de uma promessa do fazendeiro Alcides Roberto Barbosa e sua esposa D. Almesira, onde colocaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que tinham em sua residência. Essa primeira capela hospedou também a grande imagem de Santa Rota de Cássia, trazida de Cuiabá por um casal de devotos. A pedra fundamental da Igreja de Santa Rita foi abençoada e lançada em 10 de agosto de 1969 e a construção iniciou-se a seguir. Essa igreja, atualmente, recebe a grande peregrinação, todos os anos, no dia 22 de maio.

A devoção manifestada antes, no reduto dos poucos moradores do povoado e dos fazendeiros com seus agregados, hoje congrega fiéis devotos de vários municípios da região e dos vizinhos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A fé desse povo fiel e a gratidão pelas graças alcançadas por intermédio de Santa Rita de Cássia estimulam o grande número de promessas à Santa Rita. O povo manifesta sua gratidão durante a celebração religiosa, em 22 de maio, de cada ano. A caminhada de 30 km pela BR-497 cresceu muito e necessitou de uma organização por parte do poder público devido a dimensão que a mesma tomou. As graças alcançadas e divulgadas pelos caminheiros de Santa Rita faz crescer cada vez mais as filas de peregrinos que encontram na intercessão de Santa Rita alento para seus fervorosos pedidos.

A festa em honra a Santa Rita acontece em maio, com novenário, quermesse, forró regional, encerrando no dia 22 com a recepção dos peregrinos de Santa Rita, uma grandiosa procissão seguida de missa campal, na praça em frente à igreja matriz de Santa Rita.
 

Iturama - história

 
Iturama - história

Iturama, a 750 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, nasceu do sonho da proprietária da Fazenda Santa Rosa, dona Francisca Justiniana de Andrade. Disposta a criar um povoado, a fazendeira doou, em 24 de março de 1897, 189 alqueires de terra à Diocese de Uberaba. Na área, próximo ao Rio Grande, cresceu o Povoado de Santa Rosa, numa região habitada por índios Caiapós e de belíssimas cachoeiras.
Em 17 de dezembro de 1938, tornou-se distrito de Campina Verde (Decreto No. 148). Cinco anos mais tarde (31 de dezembro de 1943), passa a se chamar Camélia. No ato emancipatório (Lei 336 de 27 de dezembro de 1948) ficou definido o nome atual.
Iturama (yty-terama) significa “região das quedas d’água”, provavelmente em referência às grandes cachoeiras que existiam onde é atualmente a Usina de Água Vermelha. O termo se refere às interpretações de Joaquim Ribeiro Costa, José Carvalho e Cônego Osório, mas há relatos oficiais de que cachoeira pronunciava-se tókót e água era Incó na língua dos Caiapós, sobre os quais escreveu José Joaquim Machado de Oliveira (IHGB-RJ).

Demografia
População total: 35.853

Urbana: 32.852 Rural: 3.001 Homens: 16.658 Mulheres: 16.622 Densidade demográfica (hab./km²): 25,59

Geografia

A área é de 1401,4 km² e a densidade demográfica, de 24,00 hab/km². A cidade é conhecida como a Pérola do Pontal devido a sua localização no Triângulo Mineiro. Em pesquisa recente foi declarada a 11ª cidade em qualidade de vida no estado em que se situa.
Localiza-se na latitude 19º 43' 41" sul e longitude 50º 11' 44" oeste e altitude média de 453 metros.

Hidrografia

A região do pontal do Triângulo é muito bem servida em termos de hidrografia, pois a região está localizada no Aqüífero Guaraní, que é um grande termas de água doce subterrâneo. Encontramos o Rio Grande, que corta grande parte do norte de São Paulo e vai de encontro com o Rio Paraná. O córrego Tronqueira é quem abastece a demanda da cidade de Iturama.

Transporte

Pode-se chegar a Iturama pela MG 255, partindo de Frutal/MG; pela BR 497, partindo de Uberlândia/MG; pela MG 426, partindo da divisa de SP/MG (Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, no Rio Grande) onde se encontra com a Rodovia Percy Waldir Semeguini que parte de Fernandópolis/SP.
A cidade dispõe de um aeroporto próprio para aeronaves de pequeno-médio porte. O terminal rodoviário mantém linhas diárias de ônibus direto para Uberlândia, Uberaba, Campina Verde, Frutal, em Minas Gerais e Fernandópolis, São José do Rio Preto e São Paulo/SP.

Esportes

Iturama conta com um time de futebol ituramense, o "IEC" (Iturama Esporte Clube), que já conquistou vários títulos de campeonatos regionais. O clube mantém um próprio estádio. A área desportiva ainda é composta de várias organizações de treinamento de futebol, as famosas "escolinhas de futebol". Vários torneios, campeonatos e partidas são realizadas na cidade, que conta com um Ginásio Municipal, de boa estrutura, mas carente de reformas e ampliações. Possui também várias quadras de esportes, clubes com grandes campos de futebol, vôlei, handbaal e baskett.

Economia

Iturama se destaca como centro regional do Pontal do Triângulo Mineiro, sendo na área da saúde, educação, comércio, hotelaria e de serviços. A economia é baseada na agricultura e pastoreiro, na plantação de cana-de-açúcar, a produção do álcool e na prestação de serviços.
Sua estrutura física e a organização da arquitetura urbana fazem dela uma referência nos diversos setores da economia, ainda somando a chegada da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), da Usina de Biodíesel Triângulo, que está em fase de implantação e da realização do esperado sonho da concretização do Porto Intermodal de Cargas, que une os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e que gera desenvolvimento para Iturama e cidades da Região e alavanca o sistema de transporte hidroviário brasileiro. Em questões de Hotéis e Pousadas, Iturama conta com muitas opções para o bem estar do visitante e do turista, com preços adequados à concepção do hóspede.
Por isso e demais fatores, Iturama se destaca no Triângulo como uma cidade ótima para investir e, principalmente, para viver.
Na área Industrial, encontramos indústrias de diferentes ramos, e hoje se destaca na área por ser composta por mais de 190 indústrias que alavancam a economia municipal como, por exemplo: A Usina Coruripe, sendo a maior empregadora da cidade; o Frigorífico Friboi e a Usina de Biodíesel Triângulo. A cidade também propicia aos investidores uma localização privilegiada, mão de obra abundante, um Porto Intermodal de Cargas, que vai escoar a produção de tudo oque for produzido na região diretamente a demais portos direcionados na rota ao Porto de Santos, e apoio público. A cidade está de braços abertos para investimentos e negócios.
Iturama é muito bem servida na área comercial, de transportes e energética, composta por uma ampla rede de supermercados, farmácias, clínicas médicas, bancos, hospitais, lojas de conveniência e um comércio diversificado, onde encontramos várias redes, como: Rede Eletrosom, loja de eletrodomésticos, móveis e eletrõnicos. Lojas Pernambucanas, loja de roupas e eletrodomésticos. Eletrozema, loja de eletrodomésticos, móveis e eletrõnicos. e mais lojas providas de Iturama, que ofereçe a população uma ampla variedade de compras. Iturama também conta com 3 hospitais, 1 particular e 1 público, e 1 em construção, que será particular. E também várias clínicas de todas as especialidades e ramos. Na cidade, estão disponíveis dois planos e saúde: UNIMED e BEM SAÚDE.

Rodovias

•    BR 461 Ituiutaba - Gurinhatã – Iturama

•    BR-497 Uberlândia - Campina Verde - Iturama - Porto Alencastro - Entroncamento com a BR-158

•    MG-426 (Alcides Costa) Iturama - Água Vermelha

•    MG-255 Iturama - São Francisco de Sales - Itapagipe -Frutal

Localização, Vegetação e Clima

O município de Iturama está situado na região do Triângulo Mineiro a Oeste do Estado de Minas Gerais. O aspecto geral de seu território é de planícies, levemente onduladas, altitude média de 453 metros. A vegetação é formada de cerrados e campos de pastagens. O clima predominante é o tropical semi-úmido. Área: 1.401 km².
Temperatura média anual: 29,0 °C.
Índice médio pluviométrico anual: 1.515 mm.
Limites: ao Norte com o município de União de Minas até a divisa com município de Limeira do Oeste; a Leste com o município de Campina Verde; ao Sul com o Estado de São Paulo e a Oeste com os municípios de Limeira do Oeste e Carneirinho.

Administração Pública

Pleito (2009/2012)

Prefeito: Cláudio Tomaz de Freitas (PSC)

Vice-prefeito: Anderson Bernardes de Oliveira (PSDB)

Presidente da Câmara: Alex Sandro Gonçalves Santos (PSC)

Secretários
- Agricultura
Secretário: Euzébio José Pádua Queiroz
- Educação
Secretária: Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato
- Cultura
Secretário: Romes Aparecido Damasceno
- Esporte
Secretário: Victor Faria
- Indústria Comércio e Turismo
Secretário:  Sérgio Albertini
- Governo
Secretário: Tércio José Araújo
- RH
Secretário: Ademir José de Freitas
- Saúde
- Secretária: Rejane Queiroz
- Obras
José Antônio Lacerda
- Administração
Secretário: Divino Filho Borges
- Planejamento
Secretário: Ronaldo de Jesus Longo
- Finanças
Secretário: João Batista Leandro Silva

Vereadores:
•    Alex Sandro Gonçalves Santos (PSC)
•    Adelvan Donizete Freitas Borges (PTN)
•    Cristino Ferreira de Urzedo (PTB)
•    Gisélia Maria Freitas (PR)
•    Januário Francisco de Andrade (PTB)
•    Marciel Jesus Ferreira (PMN)
•    Maria Aparecida Longo (PR)
•    Nilson Conceição de Oliveira (PMN)
•    Wagner Ferreira

Educação

A cidade conta com várias instituições públicas, estaduais e particulares e escolas de idiomas, dança, teatro, balett e diversos tipos de lutas e a escola técnica. A instituição de ensino superior, a FAMA, mantêm os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.
Iturama poderá criar a sua própria Universidade Federal, com a ajuda do governo e do poder público. A cidade ainda conta com uma instituição de ensino superior, a FAMA, que mantêm os cursos: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia. Em torno da região de Iturama, encontram-se outras instituições de ensino superior, como a FEF e a UNICASTELO em Fernandópolis, a UNIJALES em Jales, a UNIFEV, em Votuporanga a UNIRP, UNORP, UNESP e FAMERP (ambas públicas), UNILAGO, UNICERES, D.PEDRO e UNIP, localizadas em São José do Rio Preto. Essa grande concentração de Universidades, Faculdades e Centros Universitários gera uma concorrência notória que acarreta a procura sempre pela superioridade da qualidade dos cursos e por descontos e menores preços nas mensalidades.

Cultura

Iturama conta também com uma rica diversidade de culturas e projetos culturais, sendo que, no dia 1º de maio de todo ano é realizada a Feira Cultural – Iturama e Região Mostram seus Talentos na principal praça da cidade, em homenagem ao dia do trabalho, onde todas as culturas, incluindo: artesanatos, peças de teatro, danças, apresentações e shows musicais, gastronomia, pinturas, exposições de tecidos, roupas e calçados. A cada feira, novas e exuberantes culturas são expostas, dando aos expositores crédito para continuarem em frente, sempre adquirindo novos conheçimentos e cada vez mais excelência e orgulho em dizerem que são responsáveis pela cultura Ituramense.
Na área há órgãos responsáveis pela doação e campanhas de ajuda, como: o Rotary Club e Maçonaria, os mirins:Interact, Rotaract e Demolay, que sempre fazem campanhas e concedem a população necessitada ajudas com alimentos, roupas, calçados e utensílios usados, como brinquedos. Encontra-se também diversos casas de apoio emocional, como, por exemplo, a APAE Iturama. Sendo assim, Iturama também se destaca como pólo cultural do pontal do Triângulo Mineiro.

Festividades

É conhecida como a cidade das festas, e há até uma frase própria: "Iturama! Aqui tem festa o ano todo!". E realmente é verdade, pois o calendário festivo da cidade é bastante amplo e recheado. Como principal festa, a EXPORAMA é a festa agropecuária de Iturama, que reúne um público gigantesco, que presencia shows, exposições de animais, de máquinas e implementos agrícolas, parque de diversões e montaria em touros e cavalos, com os melhores peões do ramo presentes participando, levando o público ao delírio. É realizada sempre no mês de julho.
Como de costume em todos os anos, sempre logo após uma noite de festa da EXPORAMA, há o "PEGANDO SOL COM A MÃO", festividade que reúne shows sertanejos e muita gente em busca de diversão e entretenimento, sendo realizada em um local afastado da cidade. Na mesma época é realizada a EXPOTRONIC, festa de música eletrônica que atrai muitos jovens amantes desse gênero, e que dura do início da noite até à tarde do outro dia, e é realizada fora do perímetro urbano.
Outras festividades são a Festa das Igrejas Matriz e de Santa Rosa de Lima e os shows tradicionais realizados em locais próprios. A crença gera também comemorações, como as festas de Santos Reis, santo que concentra muitos devotos na Região do Triângulo. Muitas outras festas, tanto particulares como públicas, se incrementam no grande currículo anual de festas encontradas na cidade.

Curiosidades

•    "Cratera de Iturama é o único Parque Natural do Brasil"
Iturama possui uma cratera enorme em seu território, e os indícios de seu surgimento são desconheçidos atualmente.
•    "Iturama possui o maior recinto coberto do Brasil e um dos maiores da América Latina."
 

Localização

Iturama fica no Pontal do Triângulo Mineiro, na área também conhecida como microrregião de Frutal, a 750 km da capital Belo Horizonte.
Localiza-se a uma latitude 19°43'40" sul e a uma longitude 50°11'45" oeste, estando a uma altitude de 453 metros. Sua população estimada é de 35.853 habitantes.
A região do pontal do Triângulo é rica em questões de hidrografia, pois está localizada no Aqüífero Guaraní, grande termas de água doce subterrâneo. Encontramos o Rio Grande, que corta grande parte do norte de São Paulo e vai de encontro com o Rio Paraná. O córrego Tronqueira é que abastece a demanda da cidade de Iturama.

Distância entre Iturama e Cidade da Região

Iturama a São Francisco  de Sales ............................... 45 km
Iturama a Itapagipe.........................................................95 km
Iturama a Frutal..............................................................145 km
Iturama a Uberaba..........................................................297 km
Iturama a Campina Verde..............................................80 km
Iturama a Ituiutaba.............................................................80 km
Iturama a Uberlândia .......................................................247 km
Iturama a Belo Horizonte ..............................................780 km
Iturama a Fernandópolis .................................................80 km
Iturama a Jales ....................................................................90 km
Iturama a Votuporanga..................................................110 km
Iturama a São José do Rio Preto ...................................202 km
Iturama a Paranaíba.......................................................140 km

Distâncias entre Iturama e algumas Capitais

Iturama ao Distrito Federal ............................................673 km
Iturama a Belo Horizonte................................................780 km
Iturama a São Paulo..........................................................650 km
Iturama ao Rio de Janeiro ...............................................963 km
Iturama a Goiânia...............................................................484 km
Iturama a Cuiabá.................................................................901 km
Iturama a Vitória.................................................................1.217 km
Iturama a Salvador .............................................................1.810 km